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Área de Concentração: GEOTECNIA
- MECÂNICA DOS SOLOS SATURADOS E NÃO SATURADOS E SUAS APLICAÇÕES - Tem como objetivos a caracterização e o estudo do comportamento dos solos como parte funcional das obras geotécnicas como barragens, fundações, estruturas de contenção e pavimentos. Em barragens são contemplados os estudos de problemas geotécnicos específicos que afetam a estabilidade de uma barragem. Também são estudados os comportamentos dos sistemas constituintes da barragem, os aspectos construtivos e as interferências provocadas pela construção, bem como o estudo de novas tecnologias construtivas. Inclui-se nesse contexto estudos relativos às barragens de disposição de rejeitos oriundos da atividade mineradora, bem como o gerenciamento de riscos em obras de mineração. O escopo de estudo de fundações engloba o comportamento mecânico do sistema solo-fundação, com ênfase na interação do elemento de fundação com solos residuais, não saturados, representativos da região.
- GEOTECNIA AMBIENTAL - Contempla o estudo do comportamento dos sistemas de disposição de estéreis e rejeitos de mineração e de resíduos sólidos urbanos e industriais durante a operação e após o fechamento, incluindo os seus componentes (revestimento, cobertura, sistemas de drenagem de líquidos e de gases etc.). São ainda incluídos nessa linha de pesquisa a caracterização e o comportamento de rejeitos e estéreis da mineração, bem como de resíduos sólidos de construção civil para aproveitamento em obras civis e na pavimentação rodoviária.
- GEOSSINTÉTICOS - Trata da utilização destes materiais de construção em todas as obras de engenharia, com maior ênfase para sua aplicação em sistemas de drenagem e filtração de barragens de terra e de rejeitos de mineração, estabilização de encostas, reforço de solos, sistema de drenagem de líquidos lixiviados e de gases em aterros sanitários e impermeabilização do aterro e em reforço de pavimentos. Os estudos envolvem o conhecimento das propriedades geotécnicas do material através de ensaios de desempenho em laboratórios e ensaios de campo. O monitoramento de obras geotécnicas com geossintéticos através do adequado sistema de instrumentação, exumação de amostras do produto para posterior avaliação das propriedades.
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Área de Concentração: TRANSPORTES
- ECONOMIA DE TRANSPORTES - Esta linha contempla temas de economia e de finanças aplicados aos problemas de transportes. Dentre os temas abordados, destacam-se previsão da demanda, análise da oferta, análise de custos, avaliação econômico-financeira e análise de riscos de projetos de investimentos, financiamento de projetos, regulamentação de atividades de transportes, políticas tarifárias, cenários macro e microeconômicos dos transportes, gestão financeira e avaliação de desempenho em operações de transportes.
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- ENGENHARIA DO TRÁFEGO - Na linha de pesquisa em Engenharia de Tráfego procura-se abordar problemas que envolvam o planejamento, o traçado e o funcionamento de vias urbanas e rurais. É possível desenvolver estudos de tráfego relacionados com várias subáreas da Engenharia de Transportes, mas sobretudo aquelas que dizem respeito ao planejamento, ao projeto e, principalmente, à operação de sistemas viários. Valendo-se de ferramentas como a simulação de tráfego e a programação computacional, tem como meta discutir e propor novos modelos para analisar a capacidade e a qualidade de serviço de componentes viários segundo um conjunto de condições geométricas, de composições viárias e de elementos de controle. É possível estudar correntes de tráfego com veículos motorizados e não-motorizados, integrados com sistemas de transporte público ou não, podendo ser realizada até a modelagem de fluxos de pedestres. Ainda podem ser desenvolvidas pesquisas em Segurança Viária, notadamente uma das vertentes da Engenharia de Tráfego, principalmente no que diz respeito ao tratamento de pontos críticos, à implantação de moderadores de tráfego e à adequação do projeto geométrico das vias visando a redução da acidentalidade.
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- INFRAESTRUTURA DE TRANSPORTES - Esta linha tem como objetivo integrar temas como BIM para Infraestrutura, Projeto Geométrico de Via e Terraplenagem e Estudos de Solos para Camadas de Pavimento. A linha de pesquisa auxilia o Engenheiro de Transportes a seguir na área de infraestrutura, servindo como integração entre as duas áreas de concentração do Curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes. A linha de pesquisa é bastante relevante, tendo em vista o aumento dos investimentos públicos e privados em ferrovias e rodovias no país.
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- MOBILIDADE URBANA - A linha de pesquisa Mobilidade Urbana busca promover a capacidade de reflexão crítica acerca das características, potencialidades e problemas relacionados aos sistemas de transporte urbano e suas relações com a produção do espaço, o processo educativo e as questões ambientais. Além disso, enfatiza o tratamento analítico e quantitativo sobre o planejamento, a operação e a formulação/adoção de políticas públicas relacionadas ao transporte e ao tráfego urbanos e regionais, buscando estimular a criatividade dos discentes para a compreensão, o enfrentamento e a proposição de novas e alternativas soluções para os temas em questão.
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- PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES - Envolve estudos de novas metodologias de obtenção de dados de mobilidade urbana, políticas de gestão da mobilidade, estratégias e projetos de controle de tráfego urbano, moderação de tráfego e mobilidade urbana sustentável.
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- SISTEMAS INTELIGENTES DE TRANSPORTE - Esta linha aborda a aplicação de desenvolvimentos tecnológicos ligados às áreas de redes de comunicação e computação, entre diversas outras, sendo um tema de pesquisa emergente que propicia uma quebra de paradigma aos métodos tradicionais de se pensar o planejamento de transportes e principalmente a mobilidade urbana. O planejamento e operação de sistemas de transportes e a mobilidade urbana são problemas atuais da sociedade moderna que ocasiona perdas econômicas e de tempo, maior consumo de combustível e maiores emissões de CO2. Encontramos na literatura diversos trabalhos que apontam os Sistemas Inteligentes de Transporte (ITS) como solução para esse problema e esse tema tem recebido destaque nos principais veículos de publicação. Nesse contexto, as cidades inteligentes, a rede de dispositivos IoT (internet das coisas), as redes veiculares e os sistemas espaciais surgem como um componente dos ITS, provendo a comunicação cooperativa entre veículos e infraestrutura e cooperando para a melhoria do fluxo de veículos nas grandes cidades, além dos sistemas de gestão e de projetos e processos de engenharia (BIM para infraestrutura) que norteiam os projetos e manutenção da infraestrutura viária de forma a, cada vez mais, promover a integração de informações, automação e gestão desses sistemas.
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